O que é voluntariado?
Sua atividade baseia-se em dois princípios básicos: cidadania e ética.
. Cidadania é a forma de participação individual e coletiva em assuntos públicos, que busca fazer valer os direitos e deveres comuns a todas as pessoas.
. Ética é a reflexão sobre valores, respeitando o jeito de agir e de pensar de outras pessoas e considerando que cada situação tem seus aspectos próprios.
Esses princípios, aliados ao desejo de transformar a sociedade e os relacionamentos interpessoais construídos, trazem os resultados esperados no trabalho voluntário.
Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.
Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.
Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, (descritos com maiores detalhes a seguir), descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.
Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.
Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.
fonte: "Trabalho Voluntário" - Mónica Corullón
Como ser um bom voluntário?
Qualquer pessoa pode ser voluntária, independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade.
Seja humilde. O fato de você estar ajudando os outros não significa que você será paparicado e que seu trabalho não possa ser criticado.
Existem regras a seguir, por mais meritória a causa, e não desanime se nem todos vibrarem e baterem palmas pelo seu trabalho.
domingo, 14 de setembro de 2008
Trabalho Voluntário,o que é?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Quando recebi a proposta de fazer o trabalho voluntário,não gostei muito da idéia, mais hoje é bem diferente,vejo que não é difícil e que posso ajudar muitas pessoas assim.Aprendendo sempre a sermos pessoas melhores e tendo a consciência e a humildade de fazer com muito orgulho e prazer.
Flávio Henrique Nº14
turma:31E
Parabéns meninos...
o blog de vcs esta otimo
eh muito gratificante saber q estamos fazendo alguma coisa util para o mundo...
passa no nosso depois
bjinhus
Postar um comentário